quinta-feira, 10 de abril de 2008

Eloi Iglesias


Eloi Iglesias, cantor, compositor, ator, performer e artista popular, iniciou sua carreira na década de 70 em meio ao movimento cultural e político da época, por essa razão está atento a todas as manifestações artísticas de seu tempo, ocupando espaço importante no cenário da cultura paraense nas mais diversas formas de expressão. Considerado um artista multimídia, destaca-se como uma figura de Vanguarda no conjunto das formas expressivas da linguagem artística regional, buscando consolidar através de sua trajetória, uma moderna e versátil releitura dos ritmos paraenses, além de uma abordagem poética e atual, construindo um estilo próprio e universal.
Eloi Iglesias lançou o seu primeiro vinil pela gravadora Continental na década de 80, consagrando-se com o seu grande sucesso, a música “Pecados de Adão”, mantendo-se até os dias de hoje como um grande hino da Música Popular Paraense. Além de músico Eloi se destaca como Performer e conquistou grandes prêmios, como o Prêmio Estímulo da Funart – 1996 com a obra Papa-Xibé, onde tomou um banho com 30 litros de açaí em meio ao salão de artes da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, criando um protesto do ser Amazônico contra a extração do palmito, valorizando o “Manjar dos Deuses da Amazônia”, o Açaí.
Preocupando-se sempre com a igualdade e inclusão social entre os seres-humanos, Eloi criou um dos maiores eventos do movimento GLBT do Mundo, a “Festa das Filhas da Chiquita”, que esse ano completa 30 anos e pelo 4º ano consecutivo é reconhecido pelo IPHAN, como parte do tombamento da maior festa religiosa da América Latina, enquanto Patrimônio Imaterial, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
Atualmente Eloi Iglesias está em cartaz com o show “Canta Roberto”, fazendo parte das comemorações do aniversário do Ídolo maior, o Rei Roberto Carlos e também com o show “Só Cazuza”, fazendo um tributo ao artista, cantando os seus maiores sucessos.

8 comentários:

LEEMAX disse...

ó, arrasou....adorei o blog, tá lindo, parabéns!!!!! hey, ainda não vi o show "Canta Roberto"...onde está em cartaz?...adooorooo...um abração!
André Leemax.

LEEMAX disse...

Com toda certeza!....adoro Roberto, adoro vc!....agora, vê se para de me rasgar online...kkkkkkkkkk...bjãoooo

LEEMAX disse...

Eloi, preciso do teu número de contato....tem uma cara ai que tem um projeto e gostaria de sua participação....um abraço.

Evelyn disse...

Adorei a festa da chiquita, vc é d+ Eloi !!

Unknown disse...

Crao Eloy , onde será seu Show da Virada de Ano.
Bruno Couto - ALEPA

Unknown disse...

Por favor quando começa o FOFO DE BELEM.Bruno Couto 8170-2654

Ponto de Cultura Novos Curupiras disse...

Alouri Eloi!
Manda pra mim o teu e-mail!
Tenho uma proposta artística pra te fazer!
A última vez que te vi a o vivo foi no século passado! No teu barzinho situado na generalíssimo quase de frente para o Grupo Escolar Barão de Rio Branco! Faz tempo pra k.!
É vero!
Grande abraço,
Carlos Gondim
91-3235-0798

José Bonifácio Boni. disse...

Sou um jornalista baiano, autor de contos para cinema, músico, compositor e poeta. Postei a letra: PEQUENA HOMENAGEM A RICA MÚSICA BRASILEIRA,no meu blog: MEGA-MAN, que está hospedo em meu blog oficial:

www.livrobomgratis.blogspot.com

Logo no final da minha ficha de perfil.

Citei você nos versos:

Pará Cazuza, tu és ELOI
O teu talento é o teu quinhão
Ouvimos nós a voz do vento
Teu PECADO DE ADÃO

Leia meu conto para cinema: O CAPACETE CIBERNÉTICO DA DRa. CNAON

Cito o Pará, de uma forma muito carinhosa. Provavelmente faremos um filme, e se assim o fizermos, incluiremos tua música na trilha sonora. Compartilhe com amigos.

Abraços do autor;

José B. Santos