quinta-feira, 10 de abril de 2008

Eloi Iglesias


Eloi Iglesias, cantor, compositor, ator, performer e artista popular, iniciou sua carreira na década de 70 em meio ao movimento cultural e político da época, por essa razão está atento a todas as manifestações artísticas de seu tempo, ocupando espaço importante no cenário da cultura paraense nas mais diversas formas de expressão. Considerado um artista multimídia, destaca-se como uma figura de Vanguarda no conjunto das formas expressivas da linguagem artística regional, buscando consolidar através de sua trajetória, uma moderna e versátil releitura dos ritmos paraenses, além de uma abordagem poética e atual, construindo um estilo próprio e universal.
Eloi Iglesias lançou o seu primeiro vinil pela gravadora Continental na década de 80, consagrando-se com o seu grande sucesso, a música “Pecados de Adão”, mantendo-se até os dias de hoje como um grande hino da Música Popular Paraense. Além de músico Eloi se destaca como Performer e conquistou grandes prêmios, como o Prêmio Estímulo da Funart – 1996 com a obra Papa-Xibé, onde tomou um banho com 30 litros de açaí em meio ao salão de artes da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, criando um protesto do ser Amazônico contra a extração do palmito, valorizando o “Manjar dos Deuses da Amazônia”, o Açaí.
Preocupando-se sempre com a igualdade e inclusão social entre os seres-humanos, Eloi criou um dos maiores eventos do movimento GLBT do Mundo, a “Festa das Filhas da Chiquita”, que esse ano completa 30 anos e pelo 4º ano consecutivo é reconhecido pelo IPHAN, como parte do tombamento da maior festa religiosa da América Latina, enquanto Patrimônio Imaterial, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
Atualmente Eloi Iglesias está em cartaz com o show “Canta Roberto”, fazendo parte das comemorações do aniversário do Ídolo maior, o Rei Roberto Carlos e também com o show “Só Cazuza”, fazendo um tributo ao artista, cantando os seus maiores sucessos.